Foto Studio RGB

Como escolher a melhor estação do ano para casar?

Veja as vantagens das 4 estações do ano, e o melhor mês para sua cerimônia.

Quando se ama, qualquer dia é único certo? Mas, na hora de escolher o dia ideal para um evento como este devemos levar em consideração, muito mais que: a data que começaram a namorar, quando se viram pela primeira vez ou até mesmo o primeiro beijo do casal.

É importante lembrar que o mês escolhido afetará e influenciará seu casamento, tanto no estilo da decoração, nos móveis, nos cortes do vestido que a noiva pretende usar e até mesmo na iluminação e flores do buquê.

Sabemos, que a decisão final sempre virá do coração dos noivos, mas para auxiliá-los neste momento preparamos alguns pontos específicos sobre cada mês com a finalidade de ajudá-los a decidir o mês perfeito para o tão esperado “SIM”.

VERÃO

O verão vai do dia 21 de Dezembro até o dia 20 de Março. Dentre estes meses o mais procurado é o mês de Dezembro, por se tratar do período de férias escolares e festas de fim de ano e nada melhor que começar o ano juntinhos não é mesmo? Vale lembrar que se a cerimônia for em local aberto é importante buscar opções para refrescar você e seus convidados! Além das temperaturas elevadas, estamos no período de alta temporada e alguns roteiros de lua de mel especialmente para o Nordeste do país se tornam mais caros.

Os meses de Janeiro e Fevereiro, são os menos procurados já que precedem as festas de fim de ano. Essa data pode lhe ajudar a conseguir descontos e será menos conflituoso para encontrar igrejas, sítios e serviços. As flores tropicais são sempre um sucesso na decoração e é fácil encontrá-las com um preço acessível.

O mês de Março é atraente para quem busca casar-se na praia com tranquilidade, porém, ainda estamos no verão então é importante ter sempre um plano B em mente. Afinal, este mês é famoso por “são as águas de março fechando o verão” – Tom Jobim!

OUTONO

Esta estação antecede o inverno, começando em 20 de Março e se encerrando em 21 de Junho. Neste período do ano as temperaturas começam abaixar, sendo ideal para bem busca uma lua de mel na serra com muito romantismo.

O mês de Maio antes tão concorrido por se tratar do “mês das noivas”, hoje está em desvantagem em relação a Abril. A espera por igrejas e espaços de recepção pode durar até um ano, além das flores que tem o preço mais alto em relação a outros meses.

Assim, Abril e Junho se tornam os mais procurados quando se trata de temperaturas baixas e tempo seco, as chuvas dão uma trégua. São ideais para quem busca por cerimônias ao ar livre, por isso noivas pensem em um vestido “mais quentinho” com mangas, ou até mesmo acessórios, como bolero. O noivo também deve se prevenir, optando por ternos e conjuntos de tecidos mais grossos.

INVERNO

O inverno chegou! A estação menos procurada por conta do frio e do período de férias especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Ainda assim possui suas vantagens. Os noivos podem realizar a cerimônia naquele lugar dos sonhos tão concorrido e desejado, por um preço mais em conta do que seria no verão e na primavera, ousando nos tons pastéis criando um cenário romântico e elegante.

Não podemos esquecer do mês de Agosto, o famoso “mês do desgosto” segundo uma lenda portuguesa acreditava-se que por conta das grandes ventanias as caravelas sumiam em alto mar, durante este mês.  Mesmo se tratando de uma superstição, muitos casais evitam marcar a data em Agosto, e por isso aqueles que buscam economizar saem ganhando, pois os preços reduzem bastante.

O inverno se inicia em 21 de Junho se encerrando em 22 de Setembro, o mês do florescer.  Nesta época os pacotes europeus são altíssimos, fazendo com que o Hemisfério Sul se torne a melhor opção para lua de mel.

PRIMAVERA

Por se tratar da estação que trás o colorido e a delicadeza das flores, a primavera é a queridinha das noivas. Todos os meses: setembro, outubro, novembro e dezembro são concorridos; vamos falar um pouco de cada um deles.

  • Setembro: o mês que traz a chegada da primavera, com sua beleza e tonalidades se torna uma luta para quem busca um dia para realização do casamento. Pelo motivo de permitir uma decoração linda e simples e elegante ao ar livre.
  • Outubro: possui a origem do seu nome do latim, que significa “consagrado as colheitas”. Segundo pesquisas este mês também é um dos favoritos pelas noivas, além da primavera em seu auge, a natureza tem presença marcante nesse mês.
  • Novembro: o mês das lavandas, que trazem um aroma perfeito para sua cerimônia e permitem criar um buquê com flores impecáveis. Este mês possui dois feriados que podem dificultar as entregas, fiquem atentos e planejem com antecedência.
  • Dezembro: o mês de encerramento da primavera e chegada do verão, mês da família reunida para as festas de fim de ano, mês do papai noel e de alegria. Por estes motivos esse mês se torna muito concorrido, principalmente na primeira quinzena.

Agora com essas dicas, fica mais fácil escolher a data do grande dia não é mesmo?

Noivos, levem em consideração todos os prós e contras de cada mês em relação a prioridade que vocês tem, claro! Após a data marcada, começa a corrida contra o tempo. Boa Sorte!

Leave a Reply